Menu

Prestadores de Serviços Turísticos

Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas

CADASTUR – O Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do turismo é uma forma de organizar, formalizar e legalizar os prestadores de serviços turísticos no Brasil. Assim, contribui para dar credibilidade ao setor perante os consumidores/turistas, atestando que os empreendimentos e profissionais cadastrados estão legalmente constituídos e em operação. 

Com o cadastro, os prestadores de serviços turísticos conquistam benefícios como acesso e participação em programas e projetos apoiados ou promovidos pelo Governo Federal, ações de qualificação profissional, acesso a linhas de créditos especiais e visibilidade do seu negócio no site do Cadastur.

A execução do cadastro dos prestadores de serviços turísticos é feita pelos órgãos oficiais de turismo em todas as unidades da federação, que analisam a documentação para validação dos cadastros na nova plataforma em ambiente totalmente digital. O Ministério do Turismo, por sua vez, é o responsável por gerenciar e manter o sistema, e também emitir o Certificado Cadastur com informações do prestador que fica disponível para consulta no site.

Compete, também ao Ministério do Turismo o trabalho de fiscalização dos prestadores de serviços turísticos, conforme estabelecido na Política Nacional do Turismo – Lei nº 11.771/2008. A fiscalização já está em andamento em todo o país.

No Distrito Federal, a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, por meio da Diretoria de Qualificação e Cadastramento Turístico é quem executa e controla o cadastramento dos prestadores de serviços turísticos.

Como se cadastrar?

Acesse o link cadastur.turismo.gov.br O cadastro deverá ser efetuado, integralmente, por meio do sítio eletrônico observando as orientações constantes do Manual do Usuário do Cadastur, disponibilizado no mesmo endereço eletrônico, e os seguintes procedimentos:

– Preenchimento do formulário eletrônico conforme a atividade a ser cadastrada no sistema

– Aceitação do Termo de Responsabilidade disponibilizado na mesma plataforma.

Numero de cadastros regulares em todo o DF

0
Cadastros Regulares

 

Relatório Quantitativo de Renovação / Novos Cadastros

Saiba Mais

De acordo com a Lei do Turismo o cadastro é obrigatório para: meios de hospedagem, agências de turismo, organizadora de eventos, acampamentos turísticos, transportadoras turísticas, parques temáticos e o profissional guia de turismo. Para estabelecimentos como: restaurantes, bares e similares, parques aquáticos e empreendimentos de entretenimento e lazer, locadora de veículos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva, centros de convenções, prestadores especializados em segmentos turísticos, prestadores de infraestrutura de apoio para eventos e casas de espetáculo e equipamentos de animação turística, o cadastro é facultativo.

Serviço

Diretoria de Qualificação e Cadastramento Turístico, da Secretaria Adjunta de Turismo, da Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 1o andar.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

(61) 3224-3351

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support