Menu

Turismo Cívico

O que é turismo cívico?

Turismo cívico é uma modalidade de turismo cultural em que são visitadas instituições governamentais, monumentos e outros locais de importância histórica, que ajudam a compreender melhor os fatos e os personagens  mais marcantes do passado e do presente do nosso Brasil.

6068911171_646ba6f802

Brasília, Capital Federal, é muito rica em tudo isso, afinal trata-se do centro do centro do poder, onde encontra-se o poder Executivo, Legislativo e Judiciário, lugar onde todas as autoridades se reúnem para decidir os rumos de todo o País!

 

Eventos cívicos do calendário da cidade

Aniversário de Brasília – 21 de Abril

Desfile Cívico do Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro

Solenidade de troca da Bandeira – Mensal

 

Videos de eventos relacionados ao turismo 

7 de setembro de 2019

Troca da bandeira – Exercito

Troca da bandeira – Aeronáutica

Troca da bandeira – Marinha

Dia do Soldado

 

Roteiro Cívico

Palácio do Congresso Nacional

O Palácio Nereu Ramos, também referido como Palácio do Congresso Nacional, é o edifício construído para abrigar o Congresso Nacional do Brasil, inaugurado em 1960. Foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo.

Praça dos Três Poderes

Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Brasil, é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.

Espaço Israel Pinheiro

Com área de 1.100 m², o Espaço Israel Pinheiro traz um projeto de Oscar Niemeyer e se localiza no Bosque da Constituinte, logo ao lado da árvore do Dr. Ulysses Guimarães e outros prédios da praça dos Três Podere

Espaço Lúcio Costa

O Espaço Lúcio Costa é um pequeno museu subterrâneo de Brasília, capital do Brasil, concebido por Oscar Niemeyer para homenagear o idealizador da capital, Lúcio Costa. Foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992, nas comemorações dos 90 anos de Lúcio Costa.

Esplanada dos Ministérios

A Esplanada dos Ministérios está localizada no Eixo Monumental, via que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste. A área é um vasto gramado com 17 prédios de construção uniforme, que abrigam os ministérios, órgãos do Poder Executivo. Ao final, está o Congresso Nacional.

Memorial dos Povos Indígenas

O Memorial dos Povos Indígenas é um museu brasileiro de Brasília, capital do Brasil. O museu é dedicado à cultura indígena brasileira. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construído em 1987.

Memorial JK

O Memorial JK foi construído no espaço em que, no 3 de maio de 1957, antes mesmo da transferência da Capital. No local, o visitante encontra objetos que simbolizam Brasília, além do acervo pessoal do ex presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Museu do Catetinho

O Catetinho foi à primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal na época da construção da nova capital do país, Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer, foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956, é um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como“Palácio de Tábuas”.

Museu Histórico de Brasília – Museu da Cidade

O Museu da Cidade foi projetado por Oscar Niemeyer com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo da capital, inaugurado no dia 21 de abril de 1960.

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Câmara Legislativa do Distrito Federal é o órgão de poder legislativo do Distrito Federal brasileiro, exercido através dos deputados distritais. Criada pela Constituição Federal de 1988, comemora aniversário no dia 5 de outubro.

Museu Vivo da Memória Candanga

O Museu Vivo da Memória Candanga ocupa as instalações do já extinto Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, o primeiro construído no novo Distrito Federal. Está situado às margens da BR-040, próximo ao Núcleo Bandeirante. O hospital e os alojamentos dos funcionários foram construídos em madeira.

Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, capital do Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil, estando atualmente ocupado por Jair Messias Bolsonaro.

Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça fica junto ao Eixo Monumental, entre a área norte da Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional, em Brasília, capital do Brasil. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, e serve como sede do Ministério da Justiça.

Palácio do Buriti / Praça do Buriti

O Palácio do Buriti, inaugurado em 1969, tem seu nome derivado da planta símbolo de Brasília. Ele foi projeto pelo arquiteto Nauro Jorge Esteves para ser a sede do Governo do Distrito Federal. À frente do palácio ainda existe uma réplica da Loba Romana.

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto é o nome oficial do local de trabalho da Presidência do Brasil. É onde está situado o Gabinete do Presidente da República. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Palácio do Supremo Tribunal Federal

O Palácio do Supremo Tribunal Federal, também referido como Palácio STF, é o edifício construído para abrigar o Supremo Tribunal Federal do Brasil. Foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo.

Palácio Itamaraty

O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, situado em Brasília, capital do Brasil.

Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves é um memorial cívico fúnebre para homenagear pessoas brasileiras que, de algum modo, serviram para a maturidade e engrandecimento da Nação Brasileira.

Pavilhão Nacional / Mastro da Bandeira

O Mastro especial da Praça dos Três Poderes, também conhecido pelos nomes de Pavilhão Nacional do Brasil, Mastro Nacional do Brasil e/ou Mastro Nacional de Brasília, é um monumento em forma de obelisco metálico localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Quartel – General do Exército

O Obelisco Militar de Brasília é um monumento brasileiro erigido no Quartel General do Exército em frente à Concha Acústica em Brasília, capital do Brasil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support