Turismo Gastronômico

O turismo gastronômico está cada vez mais se fortalecendo no cenário brasileiro. O número de viajantes que arrumam as malas com destino a um dos mais de duzentos festivais gastronômicos que ocorrem todo ano pelo país é cada vez maior. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo (2012). Em brasília não poderia ser diferente, brasília possui um número alto de restaurantes, bares e lanchonetes, possui um calendário com diversos festivais gastronômicos por toda cidade, dentre eles, destacam-se três: Panelas da Casa, Restaurant Week e Boa Mesa Brasília, que enriquecem cada vez mais o turismo gastronômico de Brasília.

 

Churrascaria Paranoá

  Inaugurada em 1956 com a missão de alimentar os operários responsáveis pelas obras da Barragem do Lago Paranoá, a Churrascaria Paranoá é uma referência histórica.O forro de madeira de ipê e o chão vermelho de cimento queimado também permanecem desde a sua inauguração preservando parte da historia da Capital Federal.

 

Restaurante ROMA

  O Roma foi inaugurado dias antes da capital, em 15 de abril de 1960 e, por volta da década de 1970, ainda era das poucas opções de gastronomia da cidade. Por isso, passou a receber visitas de ministros, deputados e senadores. O restaurante foi um sucesso retumbante. Fila na porta, senha para buscar pizzas. Eram cerca de 200 pizzas por dia na década de 60. Teve uma vez, na época da ditadura militar, que o restaurante serviu sete ministros de Estado em uma única noite.O restaurante funciona até hoje no mesmo local da 511 Sul.

 

Beirute

 

  Desde 1966 o Beirute – bar e restaurante é um dos mais tradicionais bares boêmios de Brasília. Na década de 1970, serviu de espaço para discussões políticas. Acompanhou ainda o surgimento de bandas brasilienses, como Legião Urbana e Capital Inicial, e a campanha pelas Diretas Já. Ele recebe brasilienses de diferentes tribos e idades. 

 

Pastelaria Viçosa

  A Pastelaria Viçosa é uma instituição genuinamente Brasiliense! Desde os anos 60, serve o pastel e o caldo de cana mais famosos de Brasília.Nasceu praticamente junto com a cidade, bem no centro do traçado modernista de Lúcio Costa, no ponto de encontro dos milhares de brasileiros que por ela transitavam em busca de sucessos na mais nova Capital Federal: na Rodoviária.

 

Pizzaria Dom Bosco

  Fundada por Enildo Veríssimo Gomes em 1960, a pizzaria Dom Bosco mantém suas características intactas. Em um balcão, ela serve apenas um sabor de pizza (massa, queijo mussarela e molho de tomate fresco), as mesmas bebidas — mate ou suco de caju ou laranja.

 

Pamonharia Kalu

Pamonhão Kalú

  Inaugurada em 1983 e hoje conhecido como Pamonhão Kalu se mantém a 43 anos na mesma comercial 105 norte.

 

Restaurante Piantella

 

  O Piantella é um restaurante que faz parte da história de Brasília. Há mais de trinta e sete anos, o Piantella é o local onde se encontram os brasilienses e os visitantes da capital. Palco de decisões importantes na vida política recente do país, o Piantella tem orgulho de ser considerado por muitos como um dos melhores restaurantes da cidade.Com uma culinária de influência italiana e francesa.

 

 

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanJapanesePortugueseSpanish
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support