Sigla dos Destino Brasilia – DF

Brasília é uma cidade diferente em muitos aspectos, mas no que se refere os endereços a cidade de fato se destaca. Composta por setores o que dá nome ao endereço é a região e o que a compõe e não a rua ou avenida, portanto cada setor tem a sua sigla. Confira a lista abaixo para se localizar:

AE – Área Especial
Toda área onde pode ser instalado um equipamento público, como: parques, escolas e hospitais.

AOS – Área Octogonal Sul 
Localizada entre o Cruzeiro e o Setor de Indústria. A Área Octogonal é um conjunto habitacional formado por prédios de no máximo seis andares.

CL – Comércio Local
Toda quadra do Plano Piloto tem seu comércio local com padarias, farmácias, lanchonetes, e outros estabelecimentos comerciais de pequeno porte. O morador da quadra tem acesso ao comércio local de sua quadra sem ter que atravessar a rua. Os comércios locais no Plano Piloto marcam a fronteira entre as quadras.
O comércio local sempre leva a mesma numeração da quadra. Ex: SQN 307 (Superquadra Norte 307) o logradouro do comércio desta quadra será CLN 307 (Comércio Local Norte 307).

CLN – Comércio Local Norte 
Localizado entre as quadras da Asa Norte do Plano Piloto.

CLS – Comércio Local Sul
Localizado entre as quadras da Asa Sul do Plano Piloto.

SHCS/CLS – Setor Habitacional Comércio Sul/Comércio Local Sul
Localizado entre as quadras 100, 200, 300, 400 da Asa Sul do Plano Piloto.

CLSW – Comércio Local Sudoeste
O comércio local do sudoeste segue as mesmas regras do comércio local das Asas Sul e Norte, a única diferença é que no Sudoeste os comércios locais ficam numa avenida que divide as quadras 100 e 300.

SHCGN – Setor Habitacional de Casas Geminadas Norte
Situado na parte norte do Plano Piloto, este setor é um conjunto de casas geminadas, com área verde entre os conjuntos – nomeados por letras.

SHCGS – Setor Habitacional de Casas Geminadas Sul
Situado na parte sul do Plano Piloto, este setor é um conjunto de casas geminadas, com área verde entre os conjuntos – nomeados por letras.

CLRN – Comércio Local Residencial Norte 
Localizado entre as quadras da Asa Norte do Plano Piloto. Caracteriza-se pela presença de comércio e residência em único edifício.

CLS – Comércio Local Sul
Localizado entre as quadras da Asa Sul do Plano Piloto

CLSW – Comércio Local Sudoeste
O comércio local do sudoeste segue às mesmas regras do comércio local da asa sul e norte, a única diferença é que no sudoeste os comércios locais ficam numa avenida que divide as quadras 100 e 300.

ML – Mansões do Lago
As mansões do lago ficam na parte norte do Lago Paranoá. Com acesso pela Estrada Parque Paranoá (EPPR). A ML integra o Setor de Mansões do Lago (SML) que se divide entre a ML (Mansões do Lago, cujos terrenos dão acesso ao lago) e quadras do setor MI ( Mansões Internas), cujos terrenos ficam mais distantes do lago.

QI – Quadra Interna 
São as quadras situadas no interior do conjunto. Nos Lagos Sul e Norte, as quadras internas estão no Setor de Habitações Individuais Sul e Norte (SHIS e SHIN). Elas são compostas de residências familiares, mas em algumas quadras é possível encontrar escritórios e consultórios médicos.

QL – Quadras do Lago
As quadras do lago são aquelas com lotes à beira do lago Paranoá. As QLs ficam nos Setores de Habitações Individuais Sul e Norte (SHIS e SHIN).

QRSW – Quadras Residenciais do Sudoeste
Estas quadras possuem prédios de três andares e ficam próximas ao Cruzeiro e ao Eixo Monumental.

SAIN – Setor de Áreas Isoladas Norte
Situada na parte norte do Plano Piloto. Nesta área situa-se o camping de Brasília.

SAIS – Setor de Áreas Isoladas Sul
Situada na parte sul do Plano Piloto. É nesta área onde fica a Sociedade Hípica de Brasília.

SAN – Setor de Autarquias Norte
Situado na parte central norte do Plano Piloto, entre o Setor Bancário Norte (SBN) e a L2 norte (Leste 2 Norte)

SAS – Setor de Autarquia Sul
Situado na parte central sul do Plano Piloto, entre o edifício sede da Caixa Econômica Federal e a avenida L2 sul (Leste 2 sul)

SBN – Setor Bancário Norte
Situado na parte central norte do Plano Piloto, ao lado do Teatro Nacional. No Setor Bancário Norte fica a Administração de Brasília e entidades como CNC (Confederação Nacional do Comercio) e a sede da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos)

SBS – Setor Bancário Sul 
Situado na parte central do Plano Piloto, ao lado dos edifícios sede do Banco Central e Caixa Econômica Federal. No Setor Bancário Sul fica o edifício sede do Banco do Brasil.

SCEN – Setor de Clubes Esportivo Norte
Situado entre o campus da Universidade de Brasília (UnB) e a parte norte o lago Paranoá. Neste setor, ficam o Iate Clube, Minas Tênis Clube, entre outros.

SCES – Setor de Clubes Esportivo Sul
Situado entre o Setor de Embaixadas Sul (SES) e a parte sul do lago Paranoá. Neste setor ficam as três pontes que ligam a Asa Sul ao Lago Sul.

SCLRN – Setor Comercial Local Residencial Norte
Situado entre as quadras 700 da Asa Norte. Este setor é formado por prédios com pequenos comércios no térreo e residências nos pavimentos superiores.

SCN – Setor Comercial Norte
Situado ao lado do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e entre as vias W3 Norte (oeste 3) e o eixo W Norte. Neste setor está o Brasília Shopping e o Shopping ID.

SCS – Setor Comercial Sul
Situado ao lado do Hospital de Base e entre as vias W3 sul (oeste 3) e o eixo W sul. Neste local há uma estação do metrô (estação galeria dos estados)

SDN – Setor de Diversões Norte
Situado ao lado norte da rodoviária de Brasília. Lá está o Conjunto Nacional, centro comercial com lojas e escritórios.

SDS – Setor de Diversões Sul
Situado no lado sul da rodoviária de Brasília. Lá está o centro comercial CONIC, composto de prédios comerciais com lojas e escritórios.

SEN – Setor de Embaixadas Norte
Situado entre o campus da UnB e os prédios anexos dos ministérios. Neste setor estão alguns organismos internacionais como o escritório da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

SES – Setor de Embaixadas Sul
Situado ao lado do Setor de Clubes Esportivos sul. É neste setor estão as quadras 800 onde estão instaladas a maioria das embaixadas.

SGAN – Setor de Grandes Áreas Norte
Situado na parte leste/norte do Plano Piloto, entre os setores de embaixadas e autarquias norte. Uma área com a mesma denominação está localizada na parte oeste/norte do Plano Piloto, onde funciona o Colégio Militar de Brasília. O SGAN se estende por toda a Asa Norte.

SGAS – Setor de Grandes Áreas Sul
Situado na parte leste/sul do Plano Piloto fica paralelo ao Setor de Embaixadas Sul e integra as quadras 600 e 900. Lá funciona a Escola de Música de Brasília e colégios particulares. A exemplo da Asa Norte, existe um outro setor com a mesma denominação na parte oeste/sul do Plano Piloto. Ela se estende por toda a Asa Sul, ao lado do Parque da Cidade Sarah Kubitschek até o cemitério Campo da Esperança.

SGON – Setor de Garagens e Oficinas Norte
Situado ao lado do Memorial JK, neste setor estão as garagens de órgãos federais e o heliporto do Grupo de Operações Especiais da Policia Civil.

SHIN – Setor de Habitações Individuais Norte
Situado na península norte do Lago Paranoá. Este setor é conhecido como Lago Norte e se caracteriza pelo alto padrão das moradias. É composto de quadras do lago (QL) e quadras internas (QI).

SHIS – Setor de Habitações Individuais Sul
Situado na parte sul do Lago Paranoá. Conhecido como Lago Sul, abriga mansões e algumas embaixadas, além das residências oficiais do poder legislativo federal. É composto de quadras do lago (QL) e quadras internas (QI).

SHLN – Setor Hospitalar Local Norte
Situado no final da Asa Norte. Neste setor ficam clínicas e hospitais particulares

SHLS – Setor Hospitalar Local Sul
Situado no final da Asa Sul. Neste setor ficam clínicas e hospitais particulares

SHN – Setor Hoteleiro Norte
Situado na parte norte do Plano Piloto, próximo à Torre de Televisão. Este setor é dividido pela via W3 (oeste 3). Nele funcionam hotéis de diversas categorias. Ao lado do SHN fica o Brasília Shopping

SHS – Setor Hoteleiro Sul
Situado na parte sul do Plano Piloto, próximo à Torre de Televisão. Este setor é dividido pela via W3 (oeste 3). Nele funcionam hotéis de diversas categorias. Ao lado do SHS fica o shopping Pátio Brasil

SIA – Setor de Indústria e Abastecimento
Situado entre o Guará e o Cruzeiro. É no SIA que estão empresas de grande porte como revendedoras de materias de construção e acabamento, madeireiras, marmorarias, concessionárias de automóveis entre outros. O acesso ao SIA pode ser feito pela via EPTG (Estrada Parque Taguatinga) ou via EPIA (Estrada Parque Indústria e Abastecimento) – DF 003. No SIA os endereços são divididos por trecho. Ex: SIA trecho 2, Lote 21.

SIG – Setor de Indústria Gráfica
Situado entre o Parque da Cidade Sara Kubitscheck e o setor Sudoeste. É neste setor que estão as empresas gráficas no Plano Piloto, lá funcionam a Imprensa Nacional, os jornais Correio Braziliense, Comunidade e Jornal de Brasília. Próximo ao SIG está o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

SMDB – Setor de Mansões Dom Bosco
Situado no Lago Sul este setor localiza-se atrás das QIs (quadras internas) 17, 19,21,23 e 25. Neste setor fica o Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima.

SMHN – Setor Médico-Hospitalar Norte
Situado ao lado do Setor Comercial Norte, entre as vias W3 norte (oeste 3) e eixo W norte (oeste). É neste setor que estão o HRAN (Hospital Regional da Asa Norte), a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB).

SMHS – Setor Médico-Hospitalar Sul
Situado ao lado do SCS (Setor Comercial Sul), entre as vias W3 sul (oeste 3) e eixo W sul (oeste). É neste setor que estão o Hospital de Base e o Hospital Sarah Kubitscheck.

SMLN – Setor de Mansões do Lago Norte
Situado no lago Norte com acesso pela via EPPR ( Estrada Parque Paranoá). As quadras deste setor são nomeadas pela sigla ML (mansões do Lago) e MI (mansões internas)

SMU – Setor Militar Urbano
Situado na parte norte do Plano Piloto ao lado da igreja Rainha da Paz e próximo à Rodoferroviária. É neste setor que ficam os quartéis do exército e a moradias de oficiais.

SQS – Superquadra Sul
As Superquadras são áreas verdes com dimensões aproximadas de 250m por 250m, onde ficam os edifícios residenciais. O solo é público, de forma que não há cercas e muros e os vazios estão preenchidos por gramados e estacionamentos. As superquadras 100, 200 e 300 possuem no máximo 11 blocos enquanto as 400 podem ter até 20 edifícios.

SQN – Superquadra Norte
Situada na parte norte do Plano Piloto, a superquadra é um conjunto de prédios residenciais caracterizados pela altura menor que o comprimento. Os prédios das quadras 100, 200, 300 são de seis andares.

SQS – Superquadra Sul
Situada na parte sul do Plano Piloto, a superquadra é um conjunto de prédios residenciais caracterizados pela altura menor que o comprimento. Os prédios das quadras 100, 200, 300 são de seis pavimentos.

SQSW – Superquadra Sudoeste
Situada na parte sul do Plano Piloto a superquadra é um conjunto de prédios residenciais caracterizados pela altura menor que o comprimento. Os prédios do sudoeste, nas quadras 100 e 300, são de seis pavimentos.

SRTN – Setor de Rádio e Televisão Norte
Situado ao lado do comercial norte. É neste setor que fica a emissora TV Globo, o edifício Rádio Center, a rádio Transamérica entre outros.

SRTS – Setor de Rádio e Televisão Sul
Situado ao lado do setor comercial sul. É neste setor que fica a emissora Record e o escritório da agencia RBS.

EPIA – Estrada Parque Indústria e Abastecimento 
A via EPIA faz parte da BR- 450 que passa pelo Distrito Federal. Ela possui 15,6 quilômetros e passa no lado oeste do Plano Piloto. Sua principal característica é o intenso tráfego de caminhões.