Memorial dos Povos Indígenas

 

O Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami. O espaço tem área construída de 2.984,08 m2, com acesso principal através de uma rampa. Tem por objetivo mostrar a grande diversidade e riqueza da cultura indígena de forma dinâmica e viva. Com esse propósito, promove diversos eventos com a presença e a participação de representantes indígenas de diferentes regiões do país.

Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.

              • Horário de visitação: 3ª a 6ª das 9h às 17h / Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
              • Telefone: (61) 3344-1154 / 3342-1156
              • E-mail: agendamento.mpi@gmail.com

Método de contagem: Livro de assinaturas e contador manual.

O Memorial dos Povos Indígenas, em parceria com Instituto Kabu, convidam a todos para a exposição A Arte do Povo Kayapó Mekrãgnoti que está instalada no MPI, em Brasília, por período indeterminado.

A exposição, promovida pelo Instituto Kabu, é para os Kayapó Mekrãgnoti um importante evento para apresentar os resultados de mais de cinco anos de atividades do Projeto de Valorização da Arte Kayapó, que foi criado para desenvolver, resgatar e fortalecer a arte e os artesanatos de seu povo. A exposição mostra um variado número de artefatos ilustrados com informações que pretendem estabelecer um vínculo entre nossas culturas, ao aproximar as pessoas do universo mítico, ritual e simbólico de seu povo.

A exposição foi pensada e estruturada através de uma sequência de módulos temáticos da seguinte forma:

 

      Cosmologia Kayapó;

      Arte e artesanatos dos Kayapó;

      A Arte dos Homens;

      A Arte das Mulheres;

      Novas alternativas /projetos desenvolvidos.

 

A Habitat Socioambiental realizou a curadoria da exposição definindo o projeto básico, os painéis fotográficos, as estruturas em formato de casas e todo o repertório de artesanatos exposto no evento.

 

O espaço está aberto para visitação no Memorial dos Povos Indígenas – Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti – Brasília, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. A entrada é franca.

 

Dados de Visitação do Memorial

 

Dados Históricos