Menu

Museu do Catetinho

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. Com uma estrutura simples de madeira,com dois andares,foi construída e apenas 10 dias. Recebeu o nome Catetinho em referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal até a inauguração da nova Capital Federal. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), funciona como museu e tem mobília e objetos pessoais de JK do período da construção de Brasília.

Totalmente preservado e restaurado, o Catetinho guarda lembranças dos anos que serviu aos que vieram para tornar a nova capital realidade. Os cômodos mantêm a decoração de época e o visitante poderá ver os quartos de Juscelino, Oscar Niemeyer e Bernando Sayão. O projeto museográfico procura retomar as referências de época, preservando-se alguns objetos e o mobiliário original. Imagens fotográficas, bem como outros objetos, complementam as ambientações com o objetivo de propiciar ao público um testemunho vivo da grande aventura que foi a construção de Brasília. Entrada Gratuita.

Endereço: Km 0 – BR 040 / Gama – DF

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 17h.


Dados históricos

 

Dados Gerais
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support