Palácio Itamaraty

 

O Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970. Foi concebido como edifício que serviria ao propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros – como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo e Tomie Ohtake. O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx.

 

 

Visitação pública ao Palácio Itamaraty

As visitas educativas ao Palácio Itamaraty acontecem de terça a domingo, nos seguintes dias e horários:
a) Em português do Brasil:
• de terça a sexta-feira, 9h30 e 16h;
• sábados, domingos e feriados: 9h, 10h30, 15h, 16h30

b) Em espanhol, francês ou inglês, em horários agendados previamente (indicar data e período desejado – matutino ou vespertino).

Os agendamentos são feitos exclusivamente pelo endereço eletrônico , em dias úteis (segunda a sexta-feira), entre 9h e 17h, até o dia anterior à data desejada. O solicitante deve informar os dados dos visitantes em tabela disponível para download AQUI.

A entrada de visitantes que não tenham realizado agendamento prévio fica condicionada à disponibilidade de vagas no momento do credenciamento (10 min antes do horário da visita).

O acesso de visitantes ao Palácio deve ser realizado pela entrada lateral oeste, em frente ao Ministério da Saúde.

Em dias úteis (segunda a sexta-feira), não é permitida a entrada nas dependências do MRE de visitantes trajando bermudas, shorts, minissaias, minivestidos, chinelos e blusas regatas, roupas curtas em geral (acima do joelho) ou não usuais. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos.
Os visitantes estarão sujeitos aos protocolos de segurança do MRE, assim como às restrições impostas pela pandemia de COVID-19 (Sars-Cov-2)
A visitação poderá ser cancelada ou sofrer alterações de roteiro a qualquer momento, sem aviso prévio, mesmo quando tenha sido previamente confirmada, por motivos de força maior, compromissos oficiais ou questões de segurança.

Veja aqui instruções completas sobre a visita ao Palácio Itamaraty.

 

Filmagens e sessões fotográficas profissionais 

Para agendar e realizar filmagens e sessões fotográficas profissionais, é necessário pedir, com cinco dias úteis de antecedência, autorização ao Departamento de Administração e Logística mediante o preenchimento do formulário de solicitação e do termo de autorização para uso de imagem. Após preenchidos, os documentos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico da@itamaraty.gov.br, para análise.

Filmagens jornalísticas por emissoras de TV no saguão térreo do Palácio podem ser solicitadas diretamente ao Departamento de Comunicação Social pelo endereço imprensa@itamaraty.gov.br

Filmagens e ensaios fotográficos para eventos particulares, como casamentos, festa de 15 anos, etc, não são permitidos.

 

Dados de Visitação

 

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanJapanesePortugueseSpanish
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support