Menu

Planetário de Brasília

O Planetário de Brasília é uma sala redonda com teto em forma de cúpula hemisférica com poltronas ligeiramente inclinadas para o público poder observar imagens exibidas no teto. Projetores especiais simulam os fenômenos da astronomia, a exemplo do mapeamento dos céus, planetas, estrelas cometas e demais corpos do universo.

 

E diferentemente dos observatórios, que possuem telescópios para observar diretamente o céu noturno, os planetários podem apresentar as estrelas e os planetas durante o dia ou quando há muitas nuvens.

 

Nesse contexto, o Planetário de Brasília oferece uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro com capacidade para 80 pessoas por sessão, sendo que o espaço reserva uma poltrona especial para cadeirante e duas para pessoas obesas.

A projeção no teto é produzida por dois equipamentos: o Space Master e o Power Dome VIII, ambos produzidos pela empresa alemã Carl Zeiss.

O edifício é um centro científico, cultural, histórico e de entretenimento. Para tanto, também apresenta espaço para eventos, oficinas e palestras. No subsolo do prédio, está instalado um auditório e no mezanino encontra-se um amplo ambiente para exposições.

Equipamentos

Space Master

Além de mostrar a Via Láctea, o Sistema Solar, as fases da lua e as constelações, este equipamento analógico da década de 1970 é capaz de reconstruir do céu de Jerusalém na época de Cristo. As lentes ainda são capazes de saltar para o futuro , projetando o céu do ano 2030. O equipamento passou por uma completa revitalização.

Power Dome VIII

É uma ferramenta digital munida de tecnologia de ponta. O Power Dome VIII, foi projetado para ser a atualização tecnológica do Space Master. Em linhas gerais, esta ferramenta possui oito projetores que estão distribuídos ao redor da cúpula e um sistema de som formado por 12 caixas acústicas. Esta solução tecnológica consegue proporcionar projeções multidisciplinares imersivas com efeitos visuais tridimensionais. Por meio desta tecnológica, os espectadores têm a sensação de estar imersos entre as imagens e o som de cada apresentação. Este projetor ainda conta com softwares para a produção de apresentações do universo, Uniview e Sky-Control

O projeto é do arquiteto carioca Sérgio Bernardes e foi inaugurado em 15 de março de 1974.

Endereço: Setor de Difusão Cultural, Via N1 (Eixo Monumental), Brasília, Distrito Federal, CEP 70070-350 // Próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 21h.

Sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, de 8h às 20h.

Informações e agendamento de visitas: (61) 3224-7970

E-mail: sectidf@gmail.com.

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível por pessoa. Crianças de até três anos acompanhadas por adulto responsável não pagam.

Para acessar de ônibus: Qualquer linha que passe pelo Eixo Monumental, no sentido Sul ou Norte.


 

Dados de Visitação

 

Dados Gerais
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support