Turismo Criativo

O que é turismo Criativo?

Greg Richards, Crispim Raymond (2000) e Unesco (2013) conceituaram o turismo criativo como o que oferece a oportunidade de desenvolver o potencial criativo dos visitantes, por meio da participação ativa em experiências de aprendizado, interagindo com a cultura e os residentes dos destinos onde são realizadas.

 

Em 31 de Outubro de 2017, Brasília foi incluída na Rede de Cidades Criativas da UNESCO no campo do Design. Nos unimos a Curitiba, integrante desde 2014, e a outras cidades cujos nomes por si só evocam diferentes segmentos do Design de alta qualidade: Berlim, Montreal, Helsinque, Saint-Étienne, Singapura, Budapeste, Shenzhen, Seoul, Dubai, Detroit, Cidade do México, Cidade do Cabo, Istambul e Kobe, entre outras.

             I Encontro de Turismo Criativo

Teatro Plínio Marcos –  Complexo Funarte

29/04/2015

  Espaço Funarte – Sala Plínio Marcos – Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural

Para disseminar conhecimento no mercado turístico, promover o debate e estimular a adoção de práticas criativas e inovadoras, a Secretaria de Turismo de Brasília realizou, em parceria com o Sebrae no DF, o I Encontro de Turismo Criativo de Brasília, em 29 de abril, no Espaço Funarte.

O evento foi aberto a empreendedores da cadeia produtiva do turismo, da gastronomia, da economia criativa e do marketing e da publicidade, além de artistas, acadêmicos, profissionais de imprensa, empresários e comunidade em geral.

                  II Encontro de Turismo Criativo

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Conhecer uma Brasília que vai além da Esplanada dos Ministérios, fugindo da típica programação turística e priorizando roteiros que valorizam o valor histórico e estético da capital. Essa é a proposta do Plano de Turismo Criativo do Distrito Federal, lançado no dia 18/11/2016 durante o II Encontro de Turismo Criativo, no Centro Cultural Banco do Brasil.

O evento reuniu lideranças do setor produtivo da cidade para debaterem o desenvolvimento do setor turístico de Brasília. Com o conceito inovador, com base em destinos mundialmente conhecidos, como Barcelona e Londres, o Plano se aprofunda em uma forma autêntica de conhecer a cultura e modo de vida brasiliense e a reformula para apresentá-la ao visitante.

Cidade Criativa do Design – Mapa

                       Clique na imagem para abrir o mapa

O Mapa Brasília Cidade Criativa do Design conecta o estilo de vida brasiliense aos lugares onde o design se destaca na cidade, como cafés, galerias, lojas, bares e cervejarias. De Norte a Sul, passando pelo icônico centro da capital, 58 lugares de design em Brasília foram selecionados.

O guia foi uma parceria entre Secretaria de Turismo e Sebrae-DF

 

Algumas ações realizadas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal em relação ao Turismo Criativo.



Entrega Carteirinha de Artesão em Brazlândia

Entrega da Carteirinha dos Artesãos – Riacho Fundo I

Brasília Capital Design 2019

Campus Party Brasília 2019

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support